Nunca pensei em virar blogueira e aqui estou, escrevendo o meu primeiro post para a página recém- criada, convidando você, meu leitor, ao meu mundo louco de idas e voltas entre os dois países tão distantes e tão diferentes (ou nem tanto?). 

Meu nome é Anna, sou filha de um casal típico russo: meu pai é militar e minha mãe tinha tudo pra ser uma engenheira legal, maaas… se casou e teve que se mudar muito junto com seu marido (a vida de um militar é sempre em movimento), teve duas filhas e acabou pegando qualquer emprego que conseguiu naquelas cidades que esteve, pois nós mudávamos bastante. 

Meu pai veio de uma família militar: meu avô serviu nas forças aéreas e meu tio serviu em tropas aerotransportadas. 

Acho que desde aquele tempo, peguei esse costume de nunca parar num lugar só.

Como foi parar no Brasil? Comprei a passagem e fui. Sério mesmo. Claro, eu visitei o Brasil antes, mas foi só à passeio, Carnaval, praia (que não tem nada a ver com o dia-a-dia da vida real). Aí que começa toda a bagunça de migração, burocracia e aprendizagem de português. Até hoje eu erro na gramática. Então, paciência, gente rs. Mas voltamos à história. Aqui estou eu, russa “abrasileirada”, escrevendo em portugês que mal falava 7 anos atrás, para contar minha jornada, ajudar vocês a entender um pouco do meu país e, quem sabe,  até tirar algumas dúvidas sobre migração, documentos, processo,etc.

Deixem suas perguntas em comentários para saber o que vocês gostariam de discutir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *